Origem da Contabilidade de Custos
Tipos de Custos - Custos Fixos e Variáveis
A contabilidade surgiu junto com a Revolução Industrial motivando sua implantação a principio nas empresas industriais para apurar os custos dos produtos vendidos. Sua finalidade além de apurar os resultados era também fazer avaliação dos estoques, tomar decisões e etc. E logo em seguida ela foi aprimorada devido a grande concorrência entre as empresas.
Hoje ela pode ser aplicada na quase totalidade das empresas com maior ou menor complexidade. Baseando em experiências praticas em algumas áreas da Contabilidade, mostrarei a seguir de forma clara e sintética.
A começar pelos tipos de Custos, que são subdivididos em dois grupos.
O primeiro são os Custos Fixos que são aqueles custos que não variam em função de uma determinada quantidade produzida, podendo ser de produtos ou serviços. Logo se a empresa produzir mais ou menos os custos fixos existirão da mesma forma.
Estes custos podem ser separados em três níveis, os pessoais, administrativos e financeiros. E são formados geralmente por depreciações de máquinas, equipamentos, instalações, moveis e imóveis, veículos, aluguéis, vendas, estocagem, dentre outros.
O segundo tipo são os custos variáveis, que são aqueles custos que variam proporcionalmente em função das vendas, produção ou serviços prestados. São formadas pela matéria-prima, comissões, impostos de vendas, embalagens, despesas com recursos humanos, energia elétrica, gás, telefone, água, materiais de escritório, limpeza e conservação dos bens, entre outras despesas necessárias à manutenção da atividade produtiva, que não sejam contabilizadas no Ativo Permanente e sim diretamente na contas de resultados devedoras (despesas).
Em relação as fases de custeamentos as empresas a grosso modo podem ter três, sendo o pré-operacional, o de reestruturação e o operacional.
O 1º cujo custeamento é o pré-operacional são apurados os custos com a implantação da empresa, ou seja, até a fase operacional. Nessa fase os custos são lançados no grupo do Ativo Permanente e tendo o Diferido como subgrupo, na qual são lançados os custos a serem amortizados no futuro, isso durante a fase operacional.
O 2º custeamento é o de reestruturação e neles são apurados os custos de implantação das rotinas administrativas, vendas, novas máquinas e novas linhas de produção. Neles os custos serão rateados para exercícios futuros, isso também durante a fase operacional.
Por fim o 3º é o operacional, no qual são apurados as despesas e os custos utilizadas na manutenção da produção, que serão comparados com as receitas para apuração de resultados e os estabelecimentos dos índices desejáveis de rentabilidade e lucratividade.
Continuando a falar um pouco mais sobre custeamento, as empresas podem dividir em três centros, que são os da Administração, os da produção e vendas.
Os custos da administração podem ser acrescentadas aos custos das despesas e receitas financeiras, além dos custos de manutenção da burocracia empresarial, contabilidade, auditoria e etc. Não podemos esquecer os custos fixos relativos à depreciação dos bens móveis e imóveis, os gastos com aluguel, equipamentos e etc.
Também serão incluídos ao setor administrativo, geralmente por rateio, os custos variáveis como luz, gás, telefone, limpeza, água, conservação de bens e instalações, material de escritório, entre outros gastos pertinentes.
É importante também se destacar que as despesas e receitas são incluídas ao setor administrativo porque na maioria das vezes é atribuído a este setor o gerenciamento das aplicações financeiras das disponibilidades financeiras.
Em caso de gastos financeiros podem ser incluídos diretamente ao custo dos bens produzidos com a finalidade de comercialização.
Já os custos da Produção além dos conhecidos como matéria prima, insumos e outros, nestes serão ainda acrescidos os custos de estocagem da matéria prima, insumos, peças e componentes e também em processo de acabamentos, ou seja, semi-acabados.
Os custos de produção serão ainda incluídos os custos fixos relativos à depreciação dos bens móveis e imóveis utilizados no setor e os gastos com aluguel ou arrendamento mercantil de imóveis, móveis e equipamentos. Também serão incorporados ao setor, geralmente por rateio, os custos variáveis representados por despesas com luz, gás, telefone, água, limpeza, conservação de bens e instalações, material de escritório, entre outros gastos pertinentes.
Os custos de vendas são despesas que incidem diretamente sobre as vendas realizadas e, conseqüentemente, variam em função dos volumes alcançados. Como exemplo podemos citar os impostos sobre vendas, comissões sobre vendas, taxa de cartão de crédito sobre as vendas etc.
Na contabilidade de custos, a preocupação não é apenas com as formas de escrituração dos fatos, mas em mensurar, sistematizar e acumular os custos de um determinado produto, serviço ou atividade.
Vale ressaltar que o objetivo é prover o usuário (tomador de decisões) de informações relevantes e necessárias ao processo de tomada de decisão.
A avaliação dos estoques e apuração do resultado econômico através do controle de custos, cria condições para acompanhar o desempenho empresarial e vinculando as informações de custos ou vinculando a aplicação do ciclo da contabilidade de custos aos resultados pré-estabelecido.
Por Marcos Júnio
Leia Mais:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custovendas.htm
http://www.netsaber.com.br/apostilas/apostilas/1029.pdf
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/custos-de-producao-uma-ferramenta-para-gestao/32111/
http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=298 http://www.contabeis.ufba.br/materialprofessores/JSROCHA/PAGINA/06%20O%20CICLO%20DA%20CONTAB%20DE%20CUSTOS%20X%20BSC.pdf http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/custo.htm
http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=cus_definicoes
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