terça-feira, 30 de março de 2010

FAQ

O que é Centro de Custo?

É uma unidade da empresa (uma secção, um departamento, uma pessoa ou um processo) com custos directos que lhe possam ser imputados. Além dos custos directamente associados, são-lhe também atribuídas determinadas percentagens dos custos gerais da empresa, permitindo assim isolar os custos totais de funcionamento dessa unidade.

O que é Custo?
 
São medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação, ou seja, é um conceito ligado diretamente ao processo produtivo, sendo que qualquer gasto não relacionado à produção não é considerado custo, custo e despesa, ditinguem-se pela sua natureza, a forma como será alocado o recurso e a finalidade proposta.

Por que preciso do contador para a minha empresa?

Porque a nossa legislação estabelece várias obrigações que as empresas devem cumprir, tais como: comerciais, tributárias, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, etc., que só podem ser feitas por um contador habilitado.
Além da exigência legal, as informações contábeis são vitais para tomar decisões, elaborar o planejamento estratégico, controlar o patrimônio e apurar os resultados.

O que é Custo Unitário do Produto?

É o total dos custos referentes a cada unidade produzida.

O que é Gasto?

É sacrifício financeiro feito para obter um produto ou serviço.

O que é Desembolso?

É um termo da contabilidade financeira. Significa qualquer saída de fundo da empresa, mesmo as saídas transitórias, por exemplo, o empréstimo a um empregado, empréstimos financeiros ou adiantamento a fornecedores. O desembolso não é necessariamente considerado como custo.

O que é Despesas?

É gastos referentes às fases de administração, ao esforço de vendas e aos juros pagos por empréstimos obtidos. Em grande parte, despesas e custos coincidem, mas, há despesas que não são custos (despesas por reparação de danos provocados por catástrofes, despesas com alteração contratual da empresa, etc.) e por outro lado, custos que não são despesas.

O que é Investimento?

É utilização de recursos financeiros na compra ou manutenção de máquinas, equipamentos, utensílios ou bens móveis e imóveis. Com o decorrer do tempo, este investimento transforma-se em custo, devido à depreciação.

O que são Custos Fixos (ou Indiretos)?

São os que não variam em função de uma determinada quantidade produzida de produtos ou serviços. Assim, se a empresa produz mais ou menos, os custos fixos existirão na mesma proporção. Na verdade, existem algumas variações nos custos fixos. Isto ocorre quando se muda a estrutura administrativa, pessoal, técnica, ou até o nível de atividade da empresa.
Os custos fixos podem ser separados em três níveis, são eles: pessoais, administrativos e financeiros.

O que são Custos Variáveis (ou diretos)?
 
São os que variam em função de vendas, produção ou serviços prestados. Exemplos : matéria-prima, embalagens, comissões, impostos de vendas, frete sobre as vendas, mão-de-obra (diretamente ligada a produção ou prestação de serviços).

O que são Custos de Vendas?

É a soma de todos os custos que empresa incorre para realizá-la. É a soma de todos os percentuais de comissões, ICMS* sobre venda, IRPJ*, PIS*, COFINS*, CSLL*, e CPMF*.
São despesas que incidem diretamente sobre as vendas realizadas e, conseqüentemente, variam em função dos volumes alcançados. Por exemplo: impostos sobre vendas, comissões sobre vendas, taxa de cartão de crédito sobre as vendas etc.

O que são Critérios de Rateio? E como Utilizá-los?

Várias organizações geralmente se utilizam desses instrumentos técnicos para agregar a parcela dos custos fixos ao preço de venda. Esta técnica pode torna-se prejudicial à empresa, porque distorce os custos dos produtos ou serviços, acarreta a falta de competitividade da organização, tornando seus preços rígidos e prejudica a flexibilidade na negociação com os clientes. Existe, porém, uma forma de se evitar este tipo de problema na precificação do produto ou serviço.

Como é o Método do Custeio Direto?

É uma Técnica de apropriação de custos que considera simplesmente os custos diretamente ligados aos produtos ou serviços prestados, como sendo custos variáveis. Desse modo, pode-se encontrar a Margem de Contribuição, que mostra claramente qual a contribuição monetária de cada produto ou serviço ao conjunto da organização. Em síntese, tem-se:

MC = PV - CV
Margem de Contribuição = Preço de Venda - Custos Variáveis.
Ou ainda em forma de % :
MC% = ( ( PV - CV ) / PV ) x 100
Através da margem de contribuição pode-se verificar os produtos ou serviços que são mais ou menos lucrativos para a empresa, sem lançar mão de formas de rateio discutíveis. Inserir no preço de venda de uma bijuteria o valor do aluguel da loja ou até mesmo pró-labore, é correto ? Se feito, prejudicará todos os esforço de venda, em detrimento da falta de competitividade daquele produto em relação ao preço de mercado. Será que o cliente aceita margem igual para produtos desiguais? Cada produto deve ter um percentual de margem de contribuição que o mercado aceite pagar e não, simplesmente, um aumento ou majoração em cima dos custos variáveis.

O que é IRPJ ?

Imposto de renda de pessoa Juridica

O que é PIS ?

Programa de Integração Social (Federal), estão sujeitas a esta contribuição, sobre o faturamento, as empresas que comercializam, industrializam e prestam serviços de qualquer natureza, com uma alíquota de 0,65%. As entidades de prestação de serviços sem fins lucrativos, definidas como empregadoras, recolhem uma alíquota de 1% sobre folha de salários (embutido no preço).

O que é COFINS ?

É a sigla de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. É um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre a receita bruta das empresas para aplicação na Previdência Social.

O que é CSLL ?

Contribuição Social do Lucro Líquido (Federal), utilizando-se da mesma sistemática do IRPJ, a Contribuição Social é calculada com a aplicação de um percentual de 12% sobre um lucro também presumido de 12% recentemente alterada pela MP 1.807-2 de 03/1999, dando um resultado de 1,44% da receita bruta. Também a consideraremos como custo tributário variável. Esta sistemática só é válida para empresas que optem pelo regime de lucro presumido ou arbitrado. Haverá incidência da contribuição sobre o lucro líquido apurado em caso de opção da sistemática lucro real. (embutido no preço).

O que é IPI ?

Imposto sobre Produtos Industrializados (Federal), seus fatos geradores são a entrada do produto fruto de uma importação, saída do produto de uma indústria ou organização comparada a uma indústria. Considera-se industrialização qualquer processo que modifique a natureza, o funcionamento, a apresentação, a finalidade, ou até o mesmo o aperfeiçoamento do produto. O IPI é devido, independente da finalidade da mercadoria ou da operação que estiver submetida, tais como, venda, consignação, transferência, etc. Sua alíquota é variável, de acordo com a tabela de classificação dos produtos nela relacionados (TIPI). Se o produto adquirido for utilizado como insumo de fabricação ou para revenda, o mesmo gerará crédito na ocasião de sua compra. Caso se destine para imobilização ou consumo final, o imposto será considerado como custo tributário absorvido pelo adquirente (não embutido no preço).

O que é ICMS ?

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. (Estadual), tem como fato gerador a venda de mercadorias no comércio e na indústria, na importação, no fornecimento de bebidas, alimentação em bares, restaurantes, lanchonetes e similares, serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicações, e entrada de bens do ativo imobilizado (máquinas/equipamentos) oriundas de outros estados e DF. Por ter incidência sobre o preço do produto ou serviço, calculado por dentro, o preço já embute a parcela do ICMS. Na verdade o ICMS é um tributo não-cumulativo que tem como base de cálculo o valor agregado das mercadorias ou serviços. Isto quer dizer que se pode utilizar o crédito gerado em cada etapa da comercialização. As alíquotas variam para cada estado e de acordo com a política tributária estadual. No estado de Pernambuco as Microempresas, face à Lei Estadual nº 11.515 de 29/12/97, dispõem de um tratamento específico quanto ao ICMS. A base de cálculo é encontrada multiplicando-se as compras pelo percentual correspondente a 14,706%, daí aplica-se a alíquota interna que é de 17% encontrando o ICMS a recolher. Resumidamente pode-se multiplicar as compras pelo percentual de 2,5% para operações estaduais; nas operações interestaduais o percentual sofre um acréscimo de 5%, passando a alíquota para 7,5% (embutido no preço).

O que é ISS ?
 
Imposto sobre Serviços (Municipal), o imposto tem como seu fato gerador a prestação de serviços de qualquer natureza, com alíquota variável para cada município. Incidente sobre o preço de venda total. Não gera crédito (embutido ou não no preço - de acordo com a legislação municipal - Lei Municipal nº 15.563 de 27/12/91).

O que é CPMF ?

CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) é uma cobrança que incide sobre todas as movimentações bancárias, exceto negociação de ações na Bolsa, saques de aposentadorias, seguro-desemprego, salários e transferências entre contas-correntes de mesma titularidade.

O que é Fluxo de caixa e para que serve?
 
É um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período – pode ser diário, semanal, mensal, etc. O fluxo de caixa é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização.
Serve para controlar os saldos ao longo da sua existência. Sem esta ferramenta, seria como o empresário administrar a empresa de olhos vendados.

O que é regime de caixa?
 
Consiste na contabilização das receitas somente por ocasião do seu efetivo recebimento e da contabilização dos custos e das despesas somente por ocasião do seu efetivo pagamento em moeda corrente.
 
O que é regime de competência?
 
É o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
Como exemplo podemos citar uma compra de mercadorias a prazo:
Se a compra ocorreu no mês de janeiro com pagamento em fevereiro, a despesa deverá constar nos registros de janeiro, embora o pagamento seja feito em fevereiro.
 
O que é Ponto de Equilíbrio?

É o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

Como posso fazer a análise do Ponto de Equilíbrio?
 
Isso é uma valiosa ferramenta para estabelecer uma política de comercialização mais adequada para cada situação de mercado. Porém, existem algumas limitações nesta análise:

• A existência de vários produtos na linha de comercialização na qual cada produto possui uma margem de contribuição diferenciada, não havendo possibilidade do cálculo ser efetuado com base em quantidade como o PEQ.
• As sazonalidades não devem ser consideradas para ajustes da estrutura de custo da empresa, por representarem momentos específicos do comportamento comercial. Em vez disso, considere-se um dado histórico real representativo; e
• O Ponto de Equilíbrio representa a atividade mínima da empresa , e não a atividade desejada pelos sócio.

Como contratar um contador?


Evite contratar um profissional levando em conta somente o preço cobrado. Procure referências com amigos ou parentes sobre um bom profissional que lhes prestam, ou já lhe prestaram serviços.
Além de escolher um profissional adequado, é preciso também definir os serviços desejados. O contabilista pode, por exemplo, exercer funções de auditor, gerenciamento de RH, etc.
Você poderá também consultar o Conselho Regional de Contabilidade de SP - CRC. Uma vez escolhido o profissional, exija um contrato escrito que estabeleça todas as obrigações das partes, valor dos serviços, forma de pagamento, etc.

A micro empresa precisa fazer contabilidade?

A dispensa da escrituração contábil está prevista somente na legislação do Imposto de Renda, no que se refere aos tributos federais. Os demais dispositivos legais, tais como Código Comercial, Lei das Falências, Legislação Previdenciária, entre outros, continuam exigindo que as empresas mantenham sua contabilidade. A escrituração contábil atende à legislação e padrões estabelecidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Confira a lei no endereço: LEI Nº 9.317, DE 5 DE DEZEMBRO DE 1996.

Posso fazer minha contabilidade sozinho?

É importante que você adquira conhecimentos de contabilidade. É difícil prescindir completamente do profissional contabilista, pois nossa legislação estipula várias obrigações comerciais, tributárias, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, etc., algumas das quais requerem a presença desse profissional.

Quais são as responsabilidades do contador?

O contabilista responde pela veracidade das informações contábeis e financeiras da empresa, pelas obrigações de ordem legal e pelas assumidas contratualmente.
A natureza jurídica da responsabilidade pode ser contratual e extracontratual. A primeira se aplica ao profissional liberal, em que as obrigações fazem parte das cláusulas de um contrato e a segunda, se o profissional violar o dever legal, previsto pelas normas do Conselho Federal de Contabilidade.
Caso o contabilista pratique atos dolosos - com intenção, ou que assuma o risco de provocar danos à sociedade, ou terceiros - será responsável solidário com o empresário, isto é, respondem o contador e o empresário pelos prejuízos causados a terceiros.
Veja mais no Novo Código Civil (Art. 1.177, parágrafo único da Lei nº 10.406/02), Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP e a cartilha - A pequena empresa e O novo código civil e Gestão Contábil: Atribuições e Relacionamento com o Contador.
Evite contratar um profissional levando em conta somente o preço cobrado. Procure referências com amigos ou parentes sobre um bom profissional que lhes prestam, ou já lhe prestaram serviços.
Além de escolher um profissional adequado, é preciso também definir os serviços desejados. O contabilista pode, por exemplo, exercer funções de auditor, gerenciamento de RH, etc.
Você poderá também consultar o Conselho Regional de Contabilidade de SP - CRC. Uma vez escolhido o profissional, exija um contrato escrito que estabeleça todas as obrigações das partes, valor dos serviços, forma de pagamento, etc.
A dispensa da escrituração contábil está prevista somente na legislação do Imposto de Renda, no que se refere aos tributos federais. Os demais dispositivos legais, tais como Código Comercial, Lei das Falências, Legislação Previdenciária, entre outros, continuam exigindo que as empresas mantenham sua contabilidade. A escrituração contábil atende à legislação e padrões estabelecidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
Confira a lei no endereço: LEI Nº 9.317, DE 5 DE DEZEMBRO DE 1996.

Quais são as informações que a contabilidade pode fornecer para a análise e planejamento financeiro da empresa?

A contabilidade gera as seguintes informações: demonstração de resultados da empresa, fluxo de caixa, balanço patrimonial, entre outros. Por meio desses instrumentos se faz a análise da situação patrimonial da empresa e um planejamento financeiro adequado.

Quem é o responsável legal pela falência da empresa?

A falência é decretada por um juiz da comarca, e a massa falida administrada por um síndico, a quem compete a administração da sociedade enquanto durarem os seus efeitos. O síndico é a pessoa nomeada pelo juiz da falência.
A declaração da falência impõe ao falido (empresário) as seguintes obrigações, tais como:

- apresentar as causas determinantes da falência, quando requerida pelos credores;
- tratando-se de sociedade, os nomes e residências de todos os sócios, apresentação do contrato, se houver, bem como a declaração relativa à inscrição da firma, se for o caso;
- o nome do contabilista encarregado da escrituração dos seus livros comerciais;
- apresentar os livros (livro razão, livro diário, livro registro de duplicatas) e demonstrações exigidas pela legislação. A falta de apresentação dos livros e demonstrações exigidas pode sujeitar aos administradores o processo criminal;
- se o falido fizer parte de outras sociedades, deverá exibir o respectivo contrato.

Informe-se. Consulte seu advogado.

Quais são os tributos que a empresa deve pagar?

Os principais impostos e contribuições que devem ser recolhidos pelas empresas em geral são:
No âmbito federal:

- Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ;
- Contribuição Social sobre o Lucro - CSLL;
- Programa de Integração Social - PIS/Pasep;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins;
- Previdência Social - INSS;
- Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

No âmbito estadual:

- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços - ICMS.
No âmbito municipal:

- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS.

As empresas enquadradas no SIMPLES Federal também estão sujeitas a todos os tributos federais citados acima, porém consolidados em uma única guia, como se fosse uma cesta de tributos (IRPJ;PIS/Pasep;CSLL;Cofins;INSS).
Para as industrias, será acrescido 0,5 na alíquota devida do SIMPLES. Se houver convênio do Simples Federal com a prefeitura do seu município, o ISS, sempre que incidir, também estará nesta cesta.

Quais são os procedimentos para o registro das atividades da empresa?

Após definir a forma jurídica do empreendimento (Empresário Individual, Sociedade Simples, Sociedade Empresária), o empresário deverá formalizar as atividades do seu negócio, nos seguintes órgãos:

. Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil da Pessoa Jurídica - onde se faz a busca do nome e se registra o Contrato Social (instrumento jurídico de constituição da empresa, que identifica os sócios, seus direitos e obrigações, área de atuação e capital social);
. Secretaria da Receita Federal - obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
. Secretaria da Fazenda Estadual -Inscrição Estadual para os contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
. Prefeitura Municipal - Cadastro de Contribuinte Municipal e alvará de funcionamento (bombeiros, etc);
. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Ciência e Tecnologia - CETESB) - para os empreendimentos que realizam atividades poluidoras, como as indústrias, confecções, marcenarias, serralherias, etc;
. Vigilância Sanitária - somente as atividades nas quais se manipulam alimentos como: bares, lanchonetes, restaurantes e produtos farmacêuticos e odontológicos.

Até que dia devo pagar os salários de meus funcionários?

O salário dos funcionários mensalistas deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.
Para os funcionários que recebem salário quinzenal ou semanal, o pagamento deve ser realizado até o quinto dia útil subseqüente.
Para pagamento de salário, o sábado é considerado dia útil.

Quem pode se inscrever na previdência social?

Todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à previdência social e é chamado de segurado.
Para se filiar é preciso ter mais de 16 anos.
Quem trabalha por conta própria precisa se inscrever e contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários. São segurados da previdência social: os empregados, os empregados domésticos, os trabalhadores avulsos, os contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. Até mesmo quem não tem renda própria, como as donas-de-casa e os estudantes, pode se inscrever na previdência social.

Como calculo o período de duração de férias dos funcionários?

A CLT - Consolidação das Leis Trabalhista, preve a duração do período de férias nos artigos abaixo transcritos:
Art. 129 - Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.
Art. 130 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;
II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;
III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;
IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

§ 1º - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço.
§ 2º - O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.

Art. 134 - As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

§ 1º - Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em 2 (dois) períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos.
§ 2º - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqüenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas de uma só vez.

Art. 135 - A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo.

§ 1º - O empregado não poderá entrar no gozo das férias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, para que nela seja anotada a respectiva concessão.
§ 2º - A concessão das férias será, igualmente, anotada no livro ou nas fichas de registro dos empregados.

Art. 136 - A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador.

§ 1º - Os membros de uma família, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço.
§ 2º - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

Como estabelecer o salário dos funcionários?

Informe-se junto ao sindicato patronal e dos empregados o valor (piso salarial) ajustado em acordo ou convenção coletiva. Solicite uma cópia do acordo ou convenção para seu arquivo. Verifique com outras empresas qual é o valor pago para o exercício daquela função.
Pode-se, também, buscar outras entidades como IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e DIEESE - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

Como fazer um contrato de estágio?

O contrato de estágio, de acordo com a Lei nº 6.494/77, regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82, deverá ser elaborado pela Instituição de Ensino ou agente de integração público ou privado (instituição que faz a intermediação entre empresas e instituições de ensino), através de instrumento jurídico firmado com a empresa interessada na concessão do estágio.
Além desse instrumento jurídico denominado "Termo de Convênio" entre a Instituição de Ensino e a empresa, deverá também ser firmado entre o aluno e a empresa, o "Termo de Compromisso" cuja elaboração competirá também à Instituição de Ensino ou agente de integração público ou privado.
Aconselhamos aos interessados em obterem mais informações uma consulta ao site do CIEE - Centro de Integração Escola Empresa.

Posso usar o banco de horas para compensar as horas extras?

Sim, é possível. Quando um empregado ultrapassa a jornada normal diária, a regra geral é o pagamento das horas excedentes (horas extras) com acréscimo de adicional extraordinário de no mínimo 50% (cinqüenta por cento).
Entretanto, o § 2º do art. 59 da CLT criou o banco de horas, no qual poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo (firmado entre a empresa e o sindicato dos empregados) ou convenção coletiva de trabalho (firmado entre sindicato dos empregados com o sindicato patronal), o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de 1 (um) ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de 10 (dez) horas diárias.
O banco de horas proporciona descanso ao empregado que trabalhou além da jornada normal e também permite que o empregador supra suas necessidades de trabalho nos períodos em que mais necessitar.

Como calcular a margem de contribuição?
A margem de contribuição é calculada da seguinte forma:

Preço de Venda - Custo da Mercadoria Vendida - Despesas Variáveis.

Exemplo:

- Preço de Venda = R$ 20,00 (100%) - Custo das Mercadorias Vendidas = R$ 12,00 (60%) - Despesas Variáveis = R$ 2,00 (10%) = Margem de Contribuição = R$ 6,00 (30%).

Leia Mais

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1669381-custos/
http://www.sebraesp.com.br/faq/marketing/planejamento_orcamentario_controles/custos_venda
http://www.direito2.com.br/acam/2004/set/8/o-que-e-cofins
http://www.sebraesp.com.br/faq/financas/procedimentos_controles/calcular_margem_contribuicao
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1669381-custos/
http://www.portaltributario.com.br/tributos/icms.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u320356.shtml
http://www.efetividade.net/2008/01/09/fluxo-de-caixa-instrumento-essencial-para-profissionais-independentes/
http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/04/22/o-que-e-fluxo-de-caixa/
http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=regcompe
http://www.jusbrasil.com.br/topicos/415444/natureza-da-operacao
http://www.webartigos.com/articles/6148/1/Ponto-De-Equilibrio/pagina1.html
http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/centrodecustos

Nenhum comentário: